thumb-1

A Juvebombeiro é uma estrutura criada no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses, para congregar os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, integrados nos quadros de pessoal, dos corpos de bombeiros voluntários ou mistos de todo o país.

A Juvebombeiro tem por Missão a mobilização dos jovens inseridos em corpos de bombeiros de modo a sensibilizá-los e motivá-los para os valores subjacentes ao associativismo e ao voluntariado nos bombeiros, implicando-os na realização de acções concretas de solidariedade e convívio, a fim de que assumam responsabilidades e desenvolvam o espírito de iniciativa no âmbito da instituição de que fazem parte integrante, garantindo assim, a sua continuidade.

A Juvebombeiro é composta pela Comissão Coordenadora Nacional (CCN), pelos Coordenadores Distritais/Regionais e dirigida por um Presidente.

Juvebombeiro como surge...

A Juvebombeiro surge de uma reunião convocada pela Liga dos Bombeiros Portuguesas (LBP) em Sintra no dia 1 de Abril de 2000. Foi sugerido a criação de uma estrutura informal anexa à LBP que permitisse maior dinamismo e projecção de actividade dos jovens bombeiros de Portugal. Daí surge o 1.º Encontro Nacional dos Delegados da Juvebombeiro que decorreu em Fátima no dia 27 de Janeiro de 2001, dando o impulso que permitiu lançar definitivamente a Juvebombeiro.

A missão da Juvebombeiro...

Mobilização dos jovens de modo a sensibilizá-los e motiva-los para os valores do Voluntariado e acções concretas de solidariedade e convívio.

A quem se destina...

Aos jovens dos 14 aos 30. Objectivos da Juvebombeiro Dinamizar a participação dos Jovens na Juvebombeiro e nos CB´s; desenvolver o convívio e cooperação entre jovens bombeiros e CB´s; promover a formação dos jovens nos seus CB´s; aproximar a sociedade civil e os Bombeiros Voluntários.